Programas Socioambientais
A Pequena Usina Hidrelétrica de Queluz busca antecipar, reduzir e equilibrar os efeitos socioambientais adversos, potencializando as contribuições benéficas, e compartilha abertamente seus avanços com a sociedade, clientes, acionistas, fornecedores, empregados, terceiros e demais agentes.
Durante o processo de Licenciamento Ambiental da Usina, e por meio de estudos robustos sobre a implementação e operação do projeto, foram definidos os Programas Socioambientais os quais apresentam de forma detalhada as ações de proteção ambientais e sociais da região.
Dentre esses, foram propostas a implementação de Programas que foram e/ou estão sendo executados pelo empreendimento.
Programas Socioambientais
Desde sua criação em 2008, o programa já plantou mais de 425 mil mudas nativas, cobrindo 439,22 hectares em cumprimento ao TCRA nº 35.817/2008 utilizando um total de 227 espécies nativas da Mata Atlântica.
Desde 2009, a Queluz Energia apoia o projeto Casa do Artesão, que fomenta o desenvolvimento econômico e social do município.
O projeto utiliza a taboa, matéria-prima encontrada às margens do Rio Paraíba do Sul, para produzir cestarias e resgatar a cultura indígena da etnia Puri. Em 2024, a Associação Comercial de Queluz se juntou ao projeto, promovendo ações sociais e culturais na comunidade.